quinta-feira, 2 de abril de 2009

TABELAS - INTRODUÇÃO

Tabelas são o tipo de representação ideal quando precisamos saber valores exatos, ou representar grande quantidade de números. Nenhuma representação gráfica com escalas poderia fazer isso, a não ser que indicasse o valor numérico de cada medida ou ao longo de cada linha, o que é pouco prático.

Tabelas são muito usadas em aplicações que precisam de números exatos; os contadores e analistas precisam de tabelas em demonstrativos financeiros das empresas, economistas e investidores precisam de números exatos dos índices financeiros, e os engenheiros precisam realizar cálculos com precisão baseados em números igualmente precisos.

Além disso, para exibir grandes quantidades de números as tabelas conseguem ocupar muito menos espaço do que se os mesmos dados fossem representados por outro tipo de gráfico.


Detalhe de uma tabela de índices financeiros. As tabelas com os índices do mercado financeiro são exemplos comuns e efetivos de grande quantidade de informações mostradas em tabelas. No entanto o uso extensivo de abreviações e siglas faz com que somente quem conhece o mercado financeiro compreenda os seus significados. [Valor Econômico, 25 de setembro de 2007, pág. C9. Imagem digitalizada a partir do original]

As tabelas também são indicadas para pequenas quantidades de números, é preferível usar uma tabela a ocupar espaço com um gráfico simplório. Conjuntos de dados numéricos simples devem estar em tabelas ou integrados ao texto; gráficos (que não sejam tabelas) devem ser usados para dar sentido a conjuntos de dados grandes e complexos que não podem ser representados eficazmente de outra forma.

Alguém poderia afirmar que tabelas não são gráficos, pois não fazem uso de formas geométricas, eixos ou escalas; mas a partir do momento em que elas dispõem os números de uma maneira ordenada no espaço, pode-se dizer que são uma maneira visual de ordenar a informação.

Problemas comuns em tabelas estão ligados ao seu projeto: linhas em excesso e com peso visual muito grande parecem enredar os números; falta de alinhamento entre os números; uso de resoluções diferentes para os números de um mesmo parâmetro; falta das unidades de medida; e uso de abreviações em excesso, são alguns dos defeitos mais comuns.

0 comentários:

Postar um comentário