sábado, 4 de abril de 2009

CUIDADOS AO PRODUZIR GRÁFICOS - PARTE 1 - ESCALAS LOGARÍTMICAS SÃO TRAIÇOEIRAS

Sempre que possível, use escalas lineares. As escalas logarítmicas não são desonestas em si, mas por serem pouco intuitivas, podem ser facilmente manipuladas para enganar o público. O propósito honesto das escalas logarítmicas e que deve nos guiar no uso delas, é possibilitar que dados de uma faixa muito larga caibam em um gráfico relativamente compacto.

No entanto, tenha em mente que este tipo de escala não é facilmente entendido pelo público em geral. As escalas logarítmicas são usadas principalmente por cientistas e engenheiros, que tipicamente lidam com dados de faixa larga, como as distâncias astronômicas, parâmetros de elementos elétricos ou estruturais, fenômenos físicos, entre outros.

Usar escalas logarítmicas é um truque para fazer curvas exponenciais (geralmente associadas com situações de crise iminentes) se tornarem lineares ou tendendo a uma estabilização. Se você tem uma curva que sobe ou desce numa proporção chocante, e informar isso vai contra os seus interesses, basta colocar o eixo desta variável numa escala logarítmica apropriada para torná-la uma reta com uma suave subida ou descida, ou mostrar uma tendência de estabilização, o que vai parecer bem menos ameaçador. Você pode transformar uma notícia catastrófica numa notícia de pouco apelo.

A escala logarítmica pode ser aplicada em apenas um eixo (cujo gráfico fica conhecido como semi-log), ou nos dois eixos (cujo gráfico fica conhecido como log-log), este último sendo muito mais difícil de ser interpretado pelo público em geral.

A seqüência de gráficos a seguir ilustra o mesmo conjunto de dados desenhado com escalas diferentes. A escala do primeiro gráfico é linear e mostra que os dados apresentam uma tendência exponencial, subindo rapidamente. Caso seja de interesse do produtor, ele pode aplicar uma escala logarítmica no eixo vertical, e o mesmo conjunto de dados passa a sugerir uma tendência de estabilização. Se, no entanto, o produtor aplicar uma escala logarítmica no eixo horizontal também, os dados mostram uma reta, que parece bem mais familiar e menos chamativa.

O mesmo conjunto de dados desenhados em gráficos com escalas diferentes. À esquerda, uma escala linear mostrando uma curva exponencial; ao centro, um escala logarítmica no eixo vertical que mostra os dados com uma tendência de estabilização; à direita, escalas logarítmicas em ambos os eixos mostram os dados como uma reta.
Para fazer um uso honesto das escalas logarítmicas, certifique-se de indicar com clareza quais eixos estão usando este tipo de escala.

0 comentários:

Postar um comentário