sexta-feira, 27 de março de 2009

GRÁFICOS CIRCULARES - INTRODUÇÃO

Os gráficos circulares também são conhecidos como gráficos de pizza ou de torta. Eles são utilizados quando queremos perceber a relação entre as partes e o todo. Mas também têm suas limitações.

Primeiramente, estes gráficos só devem ser usados com medidas de proporção, nunca com valores absolutos. Além disso, eles funcionam efetivamente apenas quando as fatias são substanciais; fatias demais resultam em porções impossíveis de comparar ou até de detectar. E também, a área do círculo é uma forma inadequada para comparar quantidades simples, porque é impossível compreender pelo olhar a relação entre o diâmetro e a área de um círculo.

Hoje os gráficos de tortas são muito populares, por serem muito fáceis de serem criados no computador. Ao mesmo tempo, são tão propensos a serem mal usados ou distorcerem os dados, que Jones [JONES, Gerald Everett. How to Lie with Charts: Second Edition: Second Edition. Santa Monica: La Puerta Productions, 2007, pág. 19] brinca ao escrever: “Tortas: quando estiver em dúvida, jogue uma neles!

Um bom exemplo de gráfico de torta, mostrando a distribuição das vagas de emprego nos setores do mercado de trabalho. Não há excesso de fatias, e nem fatias muito pequenas. Este tipo de comparação é o uso ideal para este tipo de gráfico. [O Estado de São Paulo, 16 de setembro de 2007, pág. Ce4. Imagem digitalizada a partir do original]

No gráfico circular a seguir, apenas as bordas do círculo são representadas, formando o que é conhecido como gráfico de rosca. Este tipo de gráfico tem a vantagem de evitar um problema intrínseco dos gráficos de torta, que é a dificuldade visual de se distinguir a relação entre o raio do círculo, que é constante, e a área do círculo que representa o valor da variável, e varia em uma proporção do quadrado do raio, portanto não linear.

Gráfico de rosca retirado do relatório anual de um grande banco brasileiro. Um bom exemplo de gráfico: simples, sem excesso de fatias, e com rotulação direta.

2 comentários:

samara ellen disse...

nao gostei

Anônimo disse...

muito boa introdução. com ti nu em a
ssim

Postar um comentário