sábado, 28 de março de 2009

GRÁFICOS CIRCULARES - ARMADILHAS - PARTE ÚNICA

Tenha em mente que os gráficos circulares são para porcentagens, razões, frações, representações decimais ou qualquer outra aplicação para mostrar a relação de proporcionalidade entre a fatia e o todo. As tortas nunca devem ser usadas para mostrar valores absolutos.
Não está necessariamente errado indicar os valores absolutos juntamente com os valores de proporcionalidade, desde que estes estejam em primeiro plano. Quando as fatias das tortas são rotuladas com porcentagens ao invés de quantidades, o leitor irá focar corretamente na importância relativa das fatias ao invés de seus valores absolutos.

O gráfico circular a seguir indica o valor das fatias apenas pelos seus valores absolutos, dificultando ao leitor a comparação entre as partes, o que é justamente o objetivo deste tipo de desenho.

Gráfico circular comparando a mortalidade da tuberculose com a de outras doenças transmissíveis, indicando valores absolutos ao invés de uma medida de proporção. Valores absolutos em gráficos de torta dificultam o raciocínio do leitor. [Annuario de Estatística Demographo-Sanitaria de 1908, pelo Dr. Cássio de Rezende, Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1910. Figura entre as páginas 26 e 27. Documento disponível em http://memoria.nemesis.org.br]

Além disso, como nos gráficos circulares os valores são sempre relativos ao total, não apresentam valores absolutos, e o valor do todo está quase sempre escondido de você; o que pode ser usado como um truque, ou como uma virtude deste tipo de gráfico. Quando você se perguntar qual o valor monetário de uma fatia que indica 26% num gráfico circular sobre vendas de um produto, você não saberá.

Por essas características, é importante saber quando é melhor usar um gráfico circular ou partir para outro tipo de representação gráfica. Para comparar valores, as retas, como no gráfico de barras, são muito mais eficazes. Para comparar apenas percentuais simples, use um gráfico circular.

Além disso, para pequenos conjuntos de dados, uma tabela quase sempre é melhor do que um gráfico de torta bobo, ou pior, vários deles. As tabelas são mais simples e ocupam menos espaço que gráficos de tortas, enquanto fazem o mesmo trabalho para conjuntos de poucos dados.

0 comentários:

Postar um comentário