sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Sobre o Blog "Como Mentir Sutilmente"


Este Blog pretende mostrar como gráficos e estatísticas ruins podem sutilmente enganar e confundir o leitor. E como produtores de informação podem propositalmente ou por pura ignorância induzir o leitor ao entendimento errado.

Ao contrário do que muitos pensam, os números podem ser usados para enganar tanto quanto as palavras, e até ainda mais facilmente, pois os números e gráficos carregam consigo uma aura de científico ou indecifrável.

Numa sociedade em que os seus aspectos mais fundamentais e que afetam diretamente a vida das pessoas são medidos e divulgados em estatísticas e gráficos, compreendê-los corretamente torna-se uma habilidade fundamental para exercer uma cidadania bem informada.

Perceber as possíveis armadilhas que gráficos e estatísticas podem carregar, muitas vezes por falta de idonêidade do produtor, é, pois, um conhecimento muito útil e importante nos dias atuais, em que há abundância de informação, mas poucas pessoas conseguem compreendê-las e filtrá-las com um olhar crítico.

Existem inúmeros artíficios que podem ser usados para mentir sutilmente com estatísticas e gráficos. Mas o leitor bem informado vai no mínimo lançar suspeitas sobre estes e analisá-los com cautela quando perceber que há interesses do autor no resultado, que está faltando alguma coisa ou que algo importante foi deixado de fora, ou que algo não está no seu devido lugar.

São vários os exemplos. Escalas que não começam no zero, que mudam na metade do eixo, que são logarítmicas enquanto poderiam ser lineares. Exagero nas interpolações e extrapolações. Uso desnecessário de 3 dimensões, uso de figuras ao invés de formas geométricas, variações no gráfico em maior número que as variáveis dos dados. Má escolha do tipo do gráfico, de elementos do gráfico ou dos próprios dados. E finalmente, a mineração dos dados, que consiste em mostrar o que interessa e deixar de fora o que não interessa; este talvez seja o tipo de armadilha mais difícil de se detectar.

Neste Blog irei ensinar como detectar estas armadilhas e como evitar criá-las em suas estatísticas e gráficos.

Apresentarei aqui muitos textos sobre a importância do assunto, a relação dele com a sociedade, teorias, e muitos exemplos.

Espero que gostem!

Alessandro Nicoli de Mattos

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa meu amigo.

Teu blog é muito bom para mostrar como somos facilmente manipulados, muitas vezes justamente pela inundação de informações que nos ilham na dúvida do que é ou não verdade.

Espero que alguma editora publique teu material, porque ele realmente é de primeira.

Charles-Edouard Winandy

Anônimo disse...

Bom dia Sr. Alessandro,

1. Tomei conhecimento deste seu trabalho a partir do comentário que fizera a respeito do projeto VANT. Seus comentários foram muito valorosos e só não os reconhecerá aqueles que o orgulho e a inveja lhes imperram a abertura dos olhos.

2. Quanto a esse seu livro, acabei de baixá-lo. Irei começar a lê-lo, mas, desde já, parabenizo-no pela grandeza do assunto e pela forma que compartilhou a informação.

Eu lhe desejo ainda mais sucesso...

Parabéns,

Obrigado.

Sérgio M. Cotrim

Postar um comentário